F1: Saiba tudo sobre o novo Renault R.S.17
Aqui está o primeiro verdadeiro monolugar da Renault, nesta sua terceira "vida" enquanto construtor de "corpo inteiro" na Fórmula 1, o R.S.17 – tendo em conta que o carro do ano passado foi uma adaptação do chassis Lotus de 2015… Neste primeiro ano em que o carro foi, de facto, construído desde raiz numa colaboração entre a parte do chassis (Enstone, Inglatera) e do motor (Viry, França), o objectivo é… o 5.º lugar no Mundial de Construtores.
É, pois, neste chassis e num motor totalmente novo (R.E.17) que se baseiam as esperanças da equipa francesa em subir na hierarquia do pelotão. As vitórias não são ainda o objectivo para este ano. O objectivo está bem definido, segundo explicou Jêrome Stoll, presidente da Renault Sport Racing.
"Este ano será muito excitante, o que foi feito pelas equipas de Enstone e Viry pela primeira vez em conjunto é entusiasmante", declarou Stoll. "No ano passado investimos muito, recrutámos muita gente e reorganizámos totalmente as duas estruturas. Esperamos que este carro prossiga essa evolução. Agora, com este carro queremos ser quintos no campeonato. Temos os meios, os pilotos, a direcção para que isso suceda".
A equipa ganhou novos parceiros a nível das melhorias de "performance", com destaque para a BP/Castrol que desenvolverá novos combustíveis e lubrificantes, mas também a renovação da ligação à Infiniti que deu uma ajuda na evolução dos sistemas híbridos.
A nível de pilotos, o destaque é obviamente a entrada de Nico Hulkenberg que se junta a Jolyon Palmer e ao russo Sergey Sirotkin que continuará como piloto de reserva. Refira-se que se acabaram as brincadeiras com as comparações com… bananas, pois os fatos deixaram de ser todos amarelos, tendo agora a parte superior em preto!